Upcycling: uma nova percepção sobre o lixo que produz

O quanto de lixo que você produz por dia? Você pode imaginar que seja difícil responder essa perguntar, contudo, estudos já revelaram que cada pessoa produz em média 1kg de lixo por dia, isso porquê vivemos em uma sociedade consumista, com descarte desenfreado de objetos de uso único, acarretando assim na poluição e acumulação de resíduos em nosso planeta.

Mesmo com inúmeras práticas não sustentáveis, conceitos ecológicos ganharam força em lares e empresas por todo o mundo e não é necessário pensar muito para encontrar exemplos. Você lembra de alguma vez que reutilizou algum objeto que seria descartado? Seja na transformação de uma peça de roupa que já não caia bem ou até mesmo usar a caixa de papelão do novo calçado para guardar algumas coisas. Esses simples exemplos e diversos outros, nós realizamos em nosso cotidiano sem perceber que estamos aplicando a concepção de Upcycle.

Hello Upcycle

A técnica de Upcycle consiste em dar um novo e melhor propósito de forma criativa e sem degradar a qualidade e composição de um material que seria descartado. Apesar de não ser uma novidade, o termo ficou popular como modalidade de transformação artesanal de objetos e ganhou o seu espaço na sustentabilidade.

A técnica de Upcycle permite melhorias desde o processo de produção, passando pela utilização até a decomposição.  Alguns benefícios dessa prática são:

  • menor quantidade de lixo nos aterros sanitários;
  • menor quantidade de resíduos descartados na natureza;
  • menos exploração de petróleo, madeira e minérios;
  • menos desperdício de água e energia empregadas nos processos de produção e reciclagem;
  • redução do uso de recursos naturais e matérias-primas para a fabricação de novos produtos;
  • redução da emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa.

    Upcycle nos negócios

Não apenas como um conceito ecológico, o upcycle mostra-se como uma ótima oportunidades de negócios em diversos setores. No quesito decoração, já é possível encontrar móveis feitos a partir de cinto de segurança, prateleiras de canos, banquinhos de rolhas ou até mesmo luminária de filtros de café reciclados. Na moda, o upcycle possui grande notoriedade, principalmente por pequenas indústrias e ateliês de costura sustentável.

Não pense que essa tendência é apenas para corporações. Para você que possui uma mente criatividade e vontade de contribuir com o meio ambiente, o upcycle é perfeito e descomplicado. Sabe aquela xícara que quebrou a alça? Pode virar um lindo v asinho de planta, a garrafa pet pode virar um carrinho de brinquedo, latas de tinta de 18 litros podem ser transformados em pufes, uma escada por se tornar uma estante. Esses e diversos exemplos podem ser colados em prática em casa.

Diferença entre Upcycle e Reciclagem

          Você sabe qual a diferença entre o Upcycle e a reciclagem?

No Upcycle o objeto é utilizado da forma que é para um novo objetivo, sem com que ele perca suas principais características, como utilizar retalhos de uma calça velha, que seria jogada fora, e fazer uma bolsa. Já na reciclagem o objeto vira matéria prima no ciclo de produção de um novo produto. Um jornal, por exemplo, é reciclado e vira folha de sulfite.

Seja através da reciclagem ou upcycle, o importante é adotar um modo de vida sustentável a partir de práticas acessíveis, confortáveis e assim contribuir com o nosso planeta e natureza.

O upcycle oferece a oportunidade de explorar a sua criatividade, descobrir coisas novas e explorar todas as alternativas que um único objeto pode te oferecer. A reflexão sobre tudo o que consumimos e como descartamos mostra-se importante e essencial para estabilidade do meio ambiente, sendo possível contribuir com atitudes práticas.

Gostou do conceito? A ekological adora essa ideia, vivemos postando ideias e exemplos em nossas redes sociais principalmente em nosso instagram, que tal dar uma olhada? Clique na imagem abaixo e conheça!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.