Você é uma pessoa sustentável? Descubra aqui!

Sustentabilidade
Conheça o conceito, a história e os principais pilares da sustentabilidade

Chegou a hora da verdade! É perceptível como a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade virou assunto de novelas, campanhas de empresas, marcas, governos e gerou mudança em lares tão fortemente nos últimos tempos.

Isso é ótimo! O planeta precisa de toda a nossa atenção. Esse boom para mudanças ecológicas é tão grande que não seria uma surpresa logo existir um teste para medir a sua sustentabilidade.

preservar o meio ambiente, seus recursos naturais e manter a qualidade de vida

Mas será que você está pronto? Para chegar a sua pontuação, vamos começar com o básico. Primeira pergunta: O que é sustentabilidade?

Conceito de sustentabilidade

conceito de sustentabilidade
Conheça a definição de sustentabilidade

Você pode imaginar que a resposta é muito ampla, mas é bem fácil. A sustentabilidade é o princípio de equilíbrio entre preservar o meio ambiente e seus recursos naturais em consonância com manter a qualidade de vida das pessoas e os avanços tecnológicos. Se você pensou nisso, está no caminho certo!

Para exemplificar e ajudar com a compreensão, é possível observar ações simples que são sustentáveis, como reutilizar água da máquina de lavar para limpeza, optar por eletrodomésticos que consomem menos energia ou até mesmo utilizar lâmpadas fluorescentes, que resultam em uma economia de 80%.

Agora vamos verificar o domínio sobre a história da sustentabilidade! É um pouco mais difícil, mas não se assuste!

História da sustentabilidade

história da sustentabilidade
O espaço da sustentabilidade na história do mundo

Em grande parte da história, os seres humanos utilizaram dos recursos naturais sem preocupação com o reabastecimento ou conservação. Esse modelo de desenvolvimento gerou consequências drásticas como poluição e desequilíbrio ambiental.

Contudo foi só em 1987 que o termo ‘desenvolvimento sustentável’ foi utilizado pela primeira vez por Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e que atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas. Foi então que no final do século XX, uma consciência ambiental foi estabelecida.

Desde então, a sustentabilidade tem sido cada vem mais implementada através de pesquisas, mudanças globais e ações diárias, como por exemplo, a reciclagem. As inúmeras discussões por parte da comunidades científica tem colocado esse assunto em envidência.

Não foi tão difícil assim, não é mesmo? Dando continuidade ao nosso teste sobre sustentabilidade, pode ser novidade, mas a sustentabilidade vai além da sua história. A sustentabilidade abrange alguns setores essenciais do mundo contemporâneo. Vamos aos pilares que sustentam esse movimento.

Pilares da sustentabilidade

Pilares da sustentabilidade
Pilares da sustentabilidade

Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça.

Econômico

Diz respeito a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O desenvolvimento econômico dá às pessoas o que elas querem e necessitam, sem comprometer a qualidade de vida.

Social

Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, segurança, lazer, dentre outros aspectos, além da conscientização e a proteção da legislação.

 Ambiental

Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas, além das regulamentações e incentivos para reduzir a poluição.

E ai, muito fácil entender sobre os três pilares. Agora, se você possui um verdadeiro conhecimento sobre a sustentabilidade, com certeza o próximo tópico será moleza.

Objetivos da sustentabilidade

objetivos da sustentabilidade
Objetivos da sustentabilidade

Em 2016 entrou em vigor a resolução da ONU intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”. Composta por 17 objetivos centrais e 169 metas. Vamos focar nos objetivos da sustentabilidade. Você conhece todos eles?

  • Erradicação da pobreza
  • Fome Zero
  • Boa saúde e Bem-Estar
  • Educação de Qualidade
  • Igualdade de Gênero
  • Água Limpa e Saneamento
  • Energia Acessível e Limpa
  • Emprego digno e Crescimento Econômico
  • Inovação e Infraestrutura
  • Redução das Desigualdades
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • Produção e Consumo Responsável
  • Combater as alterações climáticas
  • Vida debaixo D’água
  • Vida sobre a Terra
  • Paz, Justiça e Instituições Fortes
  • Parceria em Prol da Metas

Não tem problema se você não conhecia todos eles. Com certeza, alguns objetivos como Água Limpa, Combater alterações climáticas e Cidades sustentáveis, são ideias que já associamos naturalmente a esse conceito. Contudo, é possível perceber que a sustentabilidade vai muito além disso, engloba setores como Educação, Infraestrutura e Cidadania, assuntos que não relacionamos a princípio.

E calma, que ainda não acabou. Vamos testar agora sobre o que é necessário para desenvolver uma sociedade sustentável.

Sociedade Sustentável

Sociedade sustentável

Para se obter uma sociedade sustentável é necessário acesso igual aos cuidados de saúde, nutrição, água potável, abrigo, educação, energia, oportunidades econômicas e emprego.  Nessa sociedade ideal, haveria equilíbrio e harmonia entre os seres humanos e o meio ambiente, conservando recursos não apenas para sua própria geração, mas também para as gerações futuras. Cada cidadão desfrutaria de uma alta qualidade de vida e haveria justiça social para todos.

Com certeza essa sociedade é um sonho que ainda pode se realizar. Agora a última, mas não menos importante, pergunta do nosso teste: Qual o futuro da sustentabilidade?

Futuro da Sustentabilidade

Futuro sustentável

Ainda não é possível afirma com exatidão sobre como será esse futuro, contudo não tem como negar que a população mundial está muito mais consciente sobre a sustentabilidade como um todo.

Além do aprimoramento em de fontes de combustíveis mais limpas e o crescimento de tecnologias renováveis.

Com o movimento social através de profissionais ativistas que buscam remover barreiras comerciais no futuro e assim beneficiar a todos e garantir o desenvolvimento em todos os pilares essenciais para a sustentabilidade.  

Me diz, como foi a sua pontuação pessoal em relação a sustentabilidade? Espero que tenha sido uma boa forma de obter informações que não conhecia e assim melhorar ainda mais as suas práticas sustentáveis.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.