Dicas sustentáveis rápidas para reduzir a geração de lixo no seu dia a dia

1. Introdução

Você sabia que cada brasileiro produz, diariamente, mais de 1 quilo de resíduos¹? Embalagens diversas, sacolas e utensílios plásticos engordam essa estatística. Por isso, descubra neste guia como pequenas mudanças em sua rotina contribuem para a redução de lixo no planeta.

Adotar um estilo de vida sustentável é mais simples do que você imagina. Confira as dicas para mudar hábitos em vários momentos do dia a dia e espalhe as informações para seus amigos e familiares!

2. Café da manhã

A substituição de descartáveis por versões reutilizáveis reduz drasticamente a quantidade de resíduos. Quer exemplos para começar o dia de maneira consciente? Confira:

  • utilize filtros de café em aço inoxidável ou coadores de tecido laváveis, que são resistentes e têm longa durabilidade, dispensando as versões descartáveis em papel, que levam 6 meses para se decompor;
  • também já existem alternativas de cápsulas reutilizáveis para máquinas de café expresso;
  • use copos de silicone, material mais inerte do que o plástico (que demora cerca de 100 anos para se decompor), resistente a altas temperaturas e que não elimina resíduos químicos.

3. Higiene pessoal

Vários itens que utilizamos diariamente podem ser substituídos por versões sustentáveis, veja:

4. No trabalho

No ambiente de trabalho, várias mudanças garantem a sustentabilidade:

  • leve seu próprio copo ou garrafa reutilizável para o escritório, evitando resíduos plásticos. Existem vários modelos de copos retráteis, indicados inclusive para o consumo de bebidas quentes, como café;
  • estimule a mudança de hábitos de seus colegas, mostrando como pequenas adaptações contribuem para minimizar os resíduos.

5. Refeições

Dentro ou fora de casa, adote itens versáteis, fabricados em materiais ecológicos:

  • hashis em aço inoxidável ou bambu;
  • canudos em inox ou silicone, que substituem os plásticos;
  • talheres do tipo 3 em 1 simplificam a vida e economizam espaço para quem leva as refeições para o trabalho ou escola, além de serem opções práticas para acampamentos, por exemplo;
  • copos de silicone são duráveis, não quebram e não deixam resíduos químicos na bebida nem no ambiente;
  • lancheiras ecológicas permitem o transporte de alimentos, podem ser armazenadas em geladeira ou freezer, aquecidas em micro-ondas e limpas em lava-louças.

6. Cozinha de casa

Algumas soluções permitem reduzir a quantidade de resíduos em sua cozinha:

  • esponjas e luvas de silicone para limpeza têm grande durabilidade;
  • embalagens de silicone reutilizáveis substituem materiais plásticos;
  • outros itens em silicone também garantem a sustentabilidade, como ralos de pia, luvas para forno, tampas para garrafas de vidro, espátulas e tampas herméticas, de material elástico que se adaptam ao tamanho do objeto, entre outros.

7. Compras

Sacolas plásticas levam cerca de 200 anos para se decompor na natureza e, quando descartadas de maneira errada, entopem bueiros, causam alagamentos, poluem rios e mares e afetam animais marinhos. 

Para substituí-las, utilize ecobags no supermercado ou na feira. Sempre que possível, prefira comprar produtos a granel e evite adquirir alimentos em embalagens plásticas, isopor (que leva 8 anos para se decompor), latas (200 a 500 anos) ou vidro (tempo indeterminado). 

8. Conclusão

Como você percebeu, pequenas mudanças de hábito e substituição de itens descartáveis por outros bens duráveis fazem uma grande diferença para reduzir a quantidade de resíduos gerados em nosso cotidiano. 

Ao fazer escolhas conscientes, você contribui para a preservação ambiental, reduzindo a poluição das águas, do solo e do ar. Os hábitos de consumo sustentáveis são essenciais para salvar o planeta!

9. Sobre a Ekological

A Ekological é um e-commerce de produtos fabricados com materiais sustentáveis, de longa durabilidade e alta qualidade, que incentivam a reutilização e a diminuição de resíduos, ajudando os consumidores a reduzirem o desperdício.

1. Panorama Abrelpe 2018/2019

Landing Page

Quer reduzir os resíduos gerados em seu dia a dia?

Você sabia que o lixo que produzimos em nosso cotidiano contribui para o aumento da poluição da água, do solo e do ar? Para minimizar os danos, é necessário investir em hábitos de consumo mais conscientes. 

Neste material, você vai descobrir como:

  • substituir itens descartáveis por materiais de maior durabilidade;
  • fazer escolhas responsáveis em vários momentos de seu dia a dia;
  • promover a conscientização ecológica entre seus amigos e familiares.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.