Entenda o porquê de utilizar as luvas de silicone para limpeza

As luvas de silicone vêm se tornando uma grande aliada, tanto em questão de proteção, como de limpeza, e principalmente, uma opção mais sustentável. Vale a pena ter uma.

Durante uma atividade de limpeza, usamos além da água, vários produtos de limpeza, que podem causar algum tipo de irritação na pele. Para evitar esse tipo de problema, surgiram algumas opções de luvas de silicone de proteção no mercado de limpeza e cuidados pessoais.

É importante destacar que a sua segurança sempre deverá vir em primeiro lugar, por isso, usar uma boa luva de proteção e limpeza não é um custo e sim um investimento em sua saúde e em sua qualidade de vida.

Um dos tipos de luvas mais utilizados atualmente, são as luvas de silicone, a ideia principal desse produto seria além de proteger o indivíduo, tomar de vez o lugar da esponja de limpeza tradicional.

Os males da esponja de limpeza tradicional

Não demorou muito para que as luvas de silicone começassem a tirar o espaço, que antes era ocupado pela esponja. Isso se deve ao fato de que a esponja comum, por possuir diversos poros, se tornava uma área bastante propícia para o acúmulo de diversos micro-organismos, como algumas espécies de bactérias e fungos.

De acordo com um estudo feito em Campinas, pela Devry metrocamp, foram analisadas algumas amostras de esponjas que foram utilizadas por um período de 15 dias, para assim se ter um parâmetro de contaminação. E o resultado, não foi muito agradável.

Limpeza com luva

Dessa forma foram descobertos que nesse curto período as esponjas poderiam acumular cerca de 680 milhões de bactérias e fungos, (isso mesmo que você acabou de ler) alguns desses micro-organismo eram patógenos e poderiam ocasionar alguns sinais e sintomas no ser humano, como febre ou diarreias.

Com certeza você não vai olhar a sua esponja com os mesmos olhos, não é mesmo? Como poderíamos imaginar que um objeto com o intuito de limpar, poderia nos expor a tantos micro-organismos?

Não apenas pensando na questão de saúde (que já é o bastante para aposentarmos as esponjas, não é mesmo?). As esponjas se tornaram menos viáveis pelo seu curto período de vida útil.

Dessa forma, além de termos que constantemente realizarmos uma nova compra, o seu material descartado se acumula com maior facilidade graças a sua constância de uso. Aos poucos a população tem se rendido a nova forma de limpeza por meio das luvas de silicone.

A história das luvas

As luvas não surgiram a pouco tempo, como você pode estar imaginando. Sua história vem desde o fim da Idade Média. Nesse período, alguns médicos e enfermeiros começaram a usar esse novo utensílio como uma forma de proteção.

É claro, que nesse período, a composição das luvas era bem diferentes daquelas que encontramos expostas nas prateleiras de mercado, ou em sites de vendas atualmente. As luvas eram feitas de couro de cabra e para que se criasse uma camada protetora adicional usavam gordura animal como um impermeabilizante.

No entanto, a ciência não para por um momento, ela evolui constantemente e com esses avanços, alguns anos mais tarde foram descobertos que muitos micro-organismos poderiam causar danos à saúde humana.

Em 1890 Johann Von Mikulicz, um cirurgião polonês passou a usar em seus procedimentos cirúrgicos algumas luvas feitas de pano, que foram as precursoras das luvas de plástico que surgiram graças aos trabalhos de Willian Stweart Halsted.

Halsted e as luvas do amor

Sim, você não está enganado, a história da invenção das luvas de plástico está ligada diretamente a uma história de amor. Antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico Halsted e sua equipe realizavam uma limpeza das mãos bem rigorosa, mergulhando-as em uma solução com ácido fênico.

No entanto, Caroline Hampton, que era a sua instrumentadora cirúrgica, começou a desenvolver um tipo de dermatite muito severa e para que a sua carreira não fosse prejudicada, ela pensou seriamente em se afastar dos trabalhos com a equipe de Halsted.

História das luvas

Mas o receio de perde-la foi tão grande que ele contactou a goodyear Rubber Company, e solicitou que eles fizessem uma luva de borracha para que Caroline não saísse da equipe.

Muitos acreditam que foi um ato de amor, pois alguns meses depois eles se casaram. Depois de um tempo um dos assistentes de Halsted conseguiu ter a percepção de que o uso dessas luvas além de proteger as mãos, eram muito mais vantajosas no quesito assepsia, pois elas poderiam ser esterilizadas previamente.

Depois disso, aos poucos, as luvas passaram a ser indispensáveis, e itens obrigatórios nos hospitais. Não só para proteção durante procedimentos cirúrgicos, as luvas também começaram a integrar kits de limpeza, tanto para empresas como para uso doméstico.

Hoje em dia, as luvas ganharam novas cores, designs mais arrojados e também tiveram uma melhora em seu material. Hoje a luva que é mais utilizada é a de silicone, por ser um material maleável, resistente e higiênico.

Luvas sem plástico?

Você deve estar se perguntando, como é que ocorreu a transição da luva de material plástico para a opção da luva de silicone, não é mesmo?

Com o passar do tempo, parte da comunidade científica descobriu os impactos negativos que o plástico pode causar ao meio ambiente. E pensando em um descarte menos incidente, se iniciou a procura por um material que viesse a substituir o plástico.

Depois de muitas tentativas para que a proteção e a proteção ao meio ambiente fossem alcançadas, se chegou à conclusão que as luvas de silicone poderiam trazer esse equilíbrio.

Por que usar o silicone para produzir luvas?

A luva feita de silicone é uma ótima opção, principalmente por se tratar de um material macio e flexível, o que não causa incômodo durante o seu uso. Além do mais, o silicone funciona como um isolante contra a eletricidade e o calor.

Geralmente as luvas que são feitas com esse material possuem pequenas cerdas localizadas na palma da mão, o que ajuda bastante no processo de limpeza de áreas com difícil acesso e também potencializam a proteção das mãos contra os produtos químicos.

Luva Ekological

Ao usar as luvas de silicone, você adquire um produto que possui uma vida útil relativamente longa, dessa forma, você evita usar luvas que são feitas de material descartável. Assim, você ajuda o meio ambiente evitando o acúmulo de resíduos.

Investir em luvas de silicone, é não só se proteger a ajudar o mundo em que vivemos, como é uma opção financeiramente mais rentável quando comparamos a sua durabilidade com o seu custo.

As vantagens da luva de silicone

Com certeza você já ficou com vontade de ter uma luva de silicone em casa, mas além do que já apresentamos aqui, elencamos algumas outras vantagens de se usar uma luva de silicone, vamos a elas?

  • Durabilidade: Além de sua durabilidade, o material não pesa, sendo assim não causa desconforto.
  • Multifuncional: Ela é multifuncional, dessa maneira, você pode usá-la para limpar pisos, janelas, limpeza do banheiro ou cozinha, e ainda pode ter uma exclusiva para massagear e retirar o excesso de pelo dos seus pets.
  • Suporta altas temperaturas: Podem ser esterilizadas facilmente, pois são bem resistentes ao calor (cerca de 250 °C). Você também limpá-las na máquina de lavar louças, ou em uma panela com água fervente.
  • Higiene: Ela é à prova d’água, anti-odor e antibacteriana.
  • Ecofriendly: Faz com que você evite o descarte excessivo de luvas de plástico no meio ambiente à medida que possui uma vida útil mais ampla, tendo como diferencial ambiental a ausência de substâncias tóxicas no processo de decomposição. 
  • Design: Possui um design lindo e arrojado, e com uma variedade de cores: verde, cinza e rosa, vermelha, roxa e azul.
Luvas de silicone e os pelos de animais

Luvas de silicone e animais

Quem tem animal de estimação em casa, sabe que a quantidade de pelos que acaba caindo do seu pet é bem grande, não é mesmo? Para que essa quantidade seja diminuída, algumas atitudes podem ser tomadas e uma delas é o uso de luvas de silicone para tirar os pelos do seu animal.

Você já tentou acariciar o seu pet com uma luva de silicone? Além de promover um momento de interação entre você o animal, também ajuda a retirar o excesso de pelos dos animais que possivelmente cairia pelo chão. Além de o material não causar irritação para ambos.

Pequenas mudanças sustentáveis no lar

Por mais que as nossas mudanças nos hábitos de consumo pareçam pequenas quando comparadas com o todo, quando somadas, elas causam um impacto muito considerável para o nosso planeta.

São nas pequenas atitudes, principalmente naquelas que começam dentro da nossa casa, que se começa uma onda de consumo sustentável, um contagia o outro e quando vemos, as opções mais viáveis para a sustentabilidade começam a ser sempre a nossa primeira escolha.

O nosso planeta sofre com o acúmulo de resíduos que levam bastante tempo para se decompor, ao fazer uso de luvas de silicone, você evita esse acúmulo e adquire um produto de material durável.

O bom de se usar um produto assim, é que passamos esse cuidado de preservação para as gerações futuras. E que melhor herança podemos deixar para aqueles que amamos senão um planeta mais saudável?

Se você ainda não usou uma luva de silicone, com toda a certeza ficou bem curioso para testar e comprovar os seus benefícios e de quebra, ainda ajudar o nosso planeta. Visite o site da ekological e conheça essa e outras diversas soluções sustentáveis, basta clicar na imagem abaixo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.