Logística reversa: benefícios para empresas e meio ambiente

Falamos bastante sobre como podemos contribuir com o meio ambiente através da nossa rotina e no ambiente doméstico, contudo as empresas e organizações também podem contribuir de diferentes formas, entre elas, por meio da logística reversa. Antes mesmo de aplicar conceitos de reaproveitamento como, por exemplo, a reciclagem, esse processo deve ser inserido, sendo de extrema importância para a diminuição da poluição na sociedade.

Entenda tudo sobre logística reversa

O que é logística reversa?

Logística reversa é o procedimento que permite ao consumidor retornar o produto, após a sua vida útil, a empresa, com o objetivo de realizar o reaproveitamento ou descarte correto. Órgãos públicos e privados devem desenvolver ações de redução de resíduos e rejeitos, contribuindo para o impacto positivo à saúde humana e meio ambiente.

Legislação Ambiental

A Lei n° 12.305/10, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com diretrizes, providências e objetivos sobre gestão integrada de resíduos sólidos, assim como o ciclo de vida dos produtos e logística reversa. De acordo com os termos da PNRS, a responsabilidade pelo conjunto de atribuições dever ser compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana.

Legislação Ambiental

A lei define a logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Logística Reversa e Sustentabilidade

A logística reversa está diretamente atrelada a sustentabilidade, como você já deve ter imaginado. O produto sai da indústria, é consumido e pode retornar após o seu ciclo de vida, transformando-se em algo novo, oferece a possibilidade de contribuir para a resolução de problemáticas importantes relacionados ao meio ambiente.

Esse procedimento reforça o reaproveitamento de materiais, fortalecendo a economia compartilhada. Em casos em que a reciclagem não é possível, o descarte correto deve ser realizado pela empresa. Desde modo, os benefícios e aplicações da logística reversa são amplas e possibilitam o favorecimento do planeta que vivemos.

Obrigatoriedade da logística reversa

Qualquer empresa pode implementar uma política de logística reversa, contudo algumas indústrias são obrigadas a exercer este procedimento, uma vez que seus produtos são de alto risco, como por exemplo:

  • Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso – A ação dos agrotóxicos na saúde humana costuma ser nociva, até mesmo fatal, além de causar a contaminação do solo e água.Aplicação de agrotóxicos
  • Pilhas e baterias – liberam materiais tóxicos para o meio ambiente se descartadas de forma incorreta.
  • Pneus – se descartado na natureza, um pneu demora 600 anos para se decompor. Além disso, podem ser moradas de inúmeros insetos, incluindo o mosquito da dengue
  • Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens – Assim como danos à saúde das pessoas que entram em contato direto com o resíduo, o óleo também tem grande poder de destruição quando é descartado incorretamente no ambiente, causando danos irreversíveis.

    Óleo lubrificante

  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista – As lâmpadas possuem substâncias tóxicas, prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente.
  • Produtos eletroeletrônicos e seus componentes – o lixo eletrônico também pode causar danos à saúde do homem e a natureza, se descartado de forma incorretaAglomeração de lixo eletrônico

Então, sempre que você vê esse tipo de resíduo em beiras de estradas, rios, ruas e bairros, entenda que alguma empresa está falhando em sua logística reversa.

Benefícios e Importância 

A logística reversa possui um impacto significativo na preservação do meio ambiente e na redução dos prejuízos à saúde do ser humano e ao meio ambiente, mas, além disso, traz inúmeros outros benefícios para a empresa, mostrando-se uma estratégia eficaz e de grande importância para as organizações de todos os segmentos.

Potencial de redução de custos

A logística reversa pode ter uma importante participação na redução de custos, estabelecendo uma política que utiliza o reaproveitamento de matéria-prima para desenvolvimento de outros produtos, diminuindo gastos na produção.

Melhoria do processo produtivo

A logística reversa pode ser aplicada também no pré-consumo, servindo para recolher produtos com defeitos, por exemplo.

Acompanhando o volume de produtos devolvidos por defeito, insatisfação do cliente ou erros na gestão de estoque ou de transporte, é possível identificar oportunidades importantes, melhorando os processos da empresa.

Processo produtivo

Imagem corporativa e relacionamento

Uma empresa que aposta em políticas de logística reversa, seja pós-consumo, ou por outros critérios, tende a ser mais querida pelos consumidores, isso porque a consciência ambiental, a flexibilidade em entender e se adaptar reforça conceitos positivos que estão sendo cada vez mais cobrados pelos clientes, como responsabilidade, compromisso social e economia colaborativa.

Ampliação das vantagens competitivas

Com um mercado competitivo, a logística reversa pode ser um diferencial e uma vantagem para sair frente à concorrência, aumentando, ainda, o valor da marca.

Logística reversa na sua empresa

Entenda como implementar logística reversa na sua empresaAgora que você já conhece os benefícios desse procedimento, não só para o meio ambiente, mas também para as empresas dos mais diversos segmentos, pense em como implementar no local que você trabalha, caso ainda não possua esse procedimento. Comece introduzindo uma política de troca e devolução, treine a equipe para atuar junto ao consumidor através dessas diretrizes, informe o seu cliente que a empresa atua com logística reversa, utilize atendimento eficiente, sistema de gestão integrado, controle financeiro e protocolo de retorno dos materiais para o sucesso total de sua logística.

Logística reversa na Ekological

A logística reversa surgiu da preocupação com o descarte incorreto de resíduos extremamente nocivos não só ao meio ambiente como ao ser humano. Não só pelo quesito sustentabilidade, a logística reversa também mostra os seus benefícios às empresas que adotam esse sistema como um diferencial para os seus consumidores, além de contribuir com um mundo melhor.

A Ekological oferece logística reversa de seus produtos aos clientes, encaminhando os resíduos, após vida útil, à fábricas de reciclagem, proporcionando o reaproveitamento dos materiais. Para conhecer mais sobre o nosso procedimento, basta acessar Política de Compra ou entrar em contato com a nossa equipe de atendimento.

Ekological
Clique na imagem e visite nosso site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.