Coador de café inox: experimente o melhor café

Você é um amante de um bom café e do meio ambiente? Esse artigo foi feito para você! Aqui traremos um produto que irá unir o sabor dessa bebida, com a preocupação com a natureza: o filtro de café de inox.

O consumo de café mundial no ano de 2019 atingiu a marca de 168 milhões de sacas, esse número vem crescendo a cada ano e demonstra que grande parte dos brasileiros não abre mão de um bom e velho cafezinho, sendo assim o filtro de café é essencial para essas pessoas.

Apesar do surgimento de algumas máquinas de cafés, o café coado continua no topo da preferência dos brasileiros e para que ele seja coado é necessário o uso de filtros, e por muito tempo os filtros de papel eram os únicos usados.

No entanto, apesar de parecerem práticos e inofensivos, não é bem assim na prática. Se você consome cerca de 1kg de café torrado e moído, terá como resultado de descarte, cerca de 20 filtros de papel. Imagine essa quantidade multiplicada pela quantidade de pessoas que consomem café diariamente.

Pensando nisso, a necessidade de se criar alternativas sustentáveis, foi muito procurada, e um produto que chegou ao mercado com uma excelente proposta sustentável foi o filtro de café de inox.

Esse artigo traz para você, leitor, uma nova perspectiva na forma de fazer café, não apenas conservando o seu sabor, como ajudando o meio ambiente utilizando um produto como o filtro de café de inox. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse produto?

Tipos de filtro

Você sabe quais são os tipos de coadores de café que existem disponíveis no mercado? Elencamos aqui os principais.

Ele entra na categoria dos filtros de papel, sendo ainda utilizado em algumas regiões do interior de nosso país. Ele é feito de um tecido de 100% algodão. Apesar de ser um filtro sustentável, é necessário ter alguns cuidados especiais com ele para que não haja proliferação e micro-organismos. Você pode encontra-los em diferentes tamanhos, também é uma ótima iniciativa

Apesar de sua propriedade reutilizável, a troca desse tipo de filtro deve ser feita periodicamente, pois seu material é passível a um desgaste em pouco tempo de uso.

  • Coador de papel

Inventado por Mellita Bentz, em 1908, o coador de papel passou a ser muito utilizado como alternativa para aqueles que não queriam mais usar o coador de pano.

Na época a sua maior vantagem era por ser descartável. Hoje, sabemos que isso está diretamente relacionado tanto na produção do papel, como em seu descarte e, nesse caso, se tornou um ponto bem negativo.

É uma invenção importada e moderna para se filtrar café sem ser necessário o uso de um material descartável, como o de papel ou um que necessite de trocas periódicas, como o coador de pano.

Esse tipo e coador vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo, pois o seu material não altera o sabor do café nem impacta negativamente o ambiente.

Benefícios do filtro de café de inox

Quando falamos sobre o processo de adquirir um produto, devemos levar em conta os benefícios que o seu uso poderá acarretar. Sobre o filtro de café de inox, podemos observar alguns benefícios, tais como:

  1. Tempo de vida útil

Nesse ponto, elencamos que o filtro de café de inox, pode ser utilizado infinitas vezes, justamente por ser feito de um material durável e que possui camada dupla.

  1. Facilidade na limpeza

Pelo cone do coador ser composto de uma só peça, é um produto que não há dificuldade no processo de limpeza após o seu uso. Para limpá-lo basta segurar firme o filtro e lavá-lo com água corrente, depois disso, seque-o.

  1. É um ótimo presente

Quem não ama ganhar um presente moderno? Por ser uma peça muito útil e com um design bem arrojado, o filtro de café de inox, pode ser facilmente usado para presentear alguém que gosta de café e também se preocupa com o meio ambiente.

Facilidades de uso

A facilidade desse produto também está em sua facilidade de uso, pois não há a necessidade de se ler um extenso manual de instrução sobre como utilizar o filtro de café de inox.

O café é feito normalmente, de forma rápida e fácil, não necessitando assim de nenhuma técnica especial. Basta ter os cuidados normais, pois o manuseio do líquido quente requer uma atenção específica.

Manutenção e uso

A principal interferência sobre o entupimento dos filtros está no modo de preparo do café: os usuários devem ser instruídos a não empurrar o pó de café, seja para caber mais ou para extrair o liquido retido no filtro.

Para evitar entupimento, o café deve ser colocado sem força física e ser coado de forma natural. É possível notar também que com três usos seguidos, mesmo sem empurrar o café, o filtro pode vir a apresentar algum problema na hora do uso. Recomenda-se que a cada três usos, ou sempre que houver necessidade, você realize o passo a passo a seguir.

  • Coloque em uma panela água suficiente para cobrir o filtro;
  • Misture 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio;
  • Coloque o filtro com o lado que o café é inserido para cima;
  • Leve em fogo alto e aguarde até levantar fervura;
  • Após o início da fervura, marque 5 minutos, e em seguida, desligue o fogo;
  • Com cuidado, lave o filtro com água e sabão neutro.

Benefícios financeiros

Já parou para pensar no custo que você tem ao preparar o seu café diário utilizando filtros de papel? Um dos pontos positivos do uso de filtro de café de inox é a economia significativa para o seu usuário.

Ao trocar a forma de coar café em um filtro de papel por um de inox, você deixa de fazer compras periódicas para casa ou empresa e faz apenas uma única compra de um produto bastante duradouro.

Benefícios ambientais 

Ao fazer uso de um filtro de café de inox, você evita o desperdício de papel, pois este para ser produzido vem da celulose, um polissacarídeo encontrado nas plantas.

Evitar fazer o seu delicioso cafezinho com filtros de papel também impacta na questão do descarte de resíduos, pois, apesar de existirem iniciativas para o uso de recicláveis, com o uso do filtro de café de inox a natureza ganha muito mais.

Não há mais uma necessidade de descarte correto, ou de uma reutilização, pelo contrário. Já que o material (inox) não necessita ser trocado constantemente, o seu tempo de vida útil é bastante extenso, promovendo assim uma economia para o bolso do consumidor, bem como um pensamento sustentável.

Depois de ler esse texto, com toda a certeza você já deve estar com aquela vontade de tomar um delicioso cafezinho, não é mesmo?

A nossa ideia é demonstrar que é possível fazer a substituição de um produto descartável, por outro, que além de atenuar o sabor, promove um maior cuidado com o meio ambiente, oferecendo a melhor solução sustentável e da melhor forma! Acesse a ekological e conheça todas nossas soluções, clicando na imagem abaixo;

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.