Garrafa de plástico é passado! Conheça a garrafa retrátil

Que tal você ter uma garrafa bonita, moderna e que ainda vai te ajudar a preservar o nosso planeta? Continue lendo esse post e saiba tudo sobre essa possibilidade.

Quando analisamos alguns estudos e nos damos conta de que cerca de 90 mil garrafas plásticas são jogadas no lixo a cada minuto no mundo, nos damos conta de como o problema de acúmulo de resíduos sólidos gera um impacto negativo em nosso planeta.

Ainda bem que o mundo está mudando, e muitas pessoas tem se preocupado e se engajado na causa de cuidar do meio ambiente e também da saúde, buscando um planeta melhor para as novas gerações, por esse motivo, o consumo de bebidas em garrafas de plástico tem sido desestimulado.

Para suprir a necessidade de uma embalagem bonita, prática e que fosse benéfica ao meio ambiente é que surgiram as ideias de substituírem das garrafas descartáveis, por outras reutilizáveis.

Breve histórico das garrafas pet.

Foi apenas nos anos 1970 que a primeira garrafa pet surgiu, primeiramente nos Estados Unidos e logo em seguida na Europa. No entanto, ele só chegou ao Brasil em 1988.

Logo após o seu surgimento, era muito utilizado na indústria têxtil, sendo após 1993 que o seu uso foi muito mais focado em embalagens de produtos, principalmente, os refrigerantes e em breve lançadas as garrafa de água.

Apesar da garrafa pet ter surgido em 1970, foi em 1941 que o seu polímero foi descoberto por dois químicos, Rex Whinfield e James Dickson. Eles estavam trabalhando com outro material, o etilenoglicol e notaram que surgiu um material pegajoso que ao ser esticado, formava fibras resistentes, foi chamado de poliéster.

A partir daí esse material ficou sendo muito usado inclusive para fabricação de roupas, até que seu uso começou a ser feito para a fabricação de embalagens.

O perigo das garrafas pet

Como as garrafas pet são descartáveis, o seu uso se restringe a um curto espaço de tempo, fazendo com que haja um grande acúmulo de embalagens que são descartadas todos os dias, e na maioria dos casos o descarte não é feito da forma adequada.

Como uma garrafa de água plástica leva muitos anos para se decompor, ocorre um imenso acúmulo de resíduos sólidos que se agrupam em terrenos, rios, esgotos, matas, entre outros locais, trazendo assim um grande efeito negativo para a população.

Nesse contexto, muitas empresas decidiram criar produtos com materiais mais duráveis, para que assim o acúmulo de resíduos sólidos seja diminuído. Como uma alternativa bastante viável surgiram algumas garrafas reutilizáveis feita de silicone.

Onde achar garrafas reutilizáveis legais?

A preocupação com o meio ambiente já tomou conta de você, não é mesmo? Sabendo disso, não poderíamos deixar de trazer aquela dica de melhores amigos para que você encontre uma garrafa de água reutilizável que seja a sua cara.

No site da Ekological, encontramos alguns modelos que com certeza irão agradar você.

Essa é aquela garrafa de água que conta com um design moderno, além de ser reutilizável, ela é adequada para pessoas que possuem um dia ativo e uma rotina intensa. E hoje em dia, quem não tem uma rotina dessas hein?

Por ser feita de silicone, pode ser dobrada e assim ela consegue se reduzir à metade do seu tamanho original, o que já ajuda muito a quem precisa passar o dia todo na rua e deseja mais espaço na bolsa.

O seu silicone é de alta qualidade, BPA free, resistente a uma alta variação de temperatura, e ela pode ser utilizada para armazenar bebidas quentes ou geladas. As cores disponíveis são: azul, cinza, laranja, marrom, roxa, verde, vermelha

Outro ponto que devemos destacar é que ela é bastante leve e possui tampa destacável, além de possuir uma boca larga, para ajudar no momento de limpeza da sua garrafa. Ela é adequada para o consumo de chá, água, refrigerantes, smoothie, café gelado, entre outros.

Usar essa garrafa, além de te proporcionar uma maior praticidade, ainda ajuda a diminuir o consumo de garrafas plásticas. Imagina que legal, estar com uma garrafa linda e ainda impactar o nosso planeta de forma tão positiva. Isso é bem legal, não é?

E que tal ter uma garrafa de silicone toda dobrável? Essa garrafa possui 550ml de capacidade, possui um design todo moderno e é aquela companheira inseparável para garantir a hidratação no seu dia a dia.

Contém uma tampa de inox brilhante anti-ferrugem que garante a vedação perfeita das bebidas. O seu corpo flexível e retrátil permite que se reduza a metade do seu tamanho original, isso é o máximo porque já nos permite mais espaço em nossa mochila, não é mesmo?

Ela está disponível nas cores preta, verde e laranja, e com toda a certeza você poderá usar ela para onde for, trabalho, academia, praia, clube. Além de estar bem na moda, você ainda fia hidratado e ajuda o nosso planeta. Sem contar que todos irão querer ter uma garrafa igual a sua.

Se você não quer ficar só com uma garrafa, mas também não quer um copo comum, ainda tem essa opção aqui.

Muito atrativo para quem gosta de se hidratar, esse é um copão que possui 550ml de volume, e ele é perfeito para aqueles que gostam de carregar a sua bebida junto durante o dia.

Ele é retrátil em três diferentes posições, sendo adaptável para 350ml e 250ml, além de 550ml, quando totalmente aberto, ideal para bater a meta de hidratação diária. Ele ainda possui três opções de cores: esmeralda, salmão e cinza

Ele não é só usado para líquidos, você pode usar o seu copão para ara carregar alimentos e frutas, e se manter além de hidratado, alimentado. O copão de silicone, dobrável e portátil, também vem com gancho para auxiliar a fixação e transporte.

Assim você pode usá-lo pendurado na bolsa, mochila ou até na alça da calça. O seu tamanho dobrado é de apenas 6 cm (praticamente cabe no bolso, não é mesmo?) economizando espaço para demais itens. É ideal para shows, caminhadas, trilhas, acampamento, viagens, estádios e eventos esportivos. Também é adequada para usar no escritório para bebidas quentes e frias. O copo do tamanho da sua sede.

Bicarbonato de sódio e escova na limpeza 

Uma correta lavagem das garrafas reutilizáveis é fundamental para a manutenção de nossa higiene e saúde. Isso porque, apesar de geralmente essas garrafas serem apenas portadoras de águas ou chás, a umidade provocada pelos líquidos torna os pequenos espaços das garrafas ótimos ambientes para abrigar micro-organismos. Dessa forma, lavar a sua garrafa reutilizável não apenas preserva a sua qualidade visual como protege a sua saúde.

O Journal of Excercise Physiology publicou um estudo em que cerca de 83% das garrafas de frequentadores de academia continham algumas espécies de estreptococos e a bactéria E. Coli. Ambos são bactérias que podem causar danos ao nosso organismo, principalmente porque entramos em contato com a nossa garrafa tanto pelas mãos quanto pela boca.

A melhor forma de realizar a limpeza da garrafa reutilizável que indicamos mais acima é com o bicarbonato de sódio, mas não se preocupe que vamos te dar todo o passo a passo para você limpar a sua garrafa reutilizável, a seguir.

  • Utilize a medida de uma colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio para uma medida de água.
  • Misture bem até que o bicarbonato se dilua completamente.
  • Pegue uma escova de limpeza (deixe a escova somente para essa finalidade) e vá removendo com calma os resíduos que estão na sua garrafa.
  • Para finalizar, lave a sua garrafa normalmente com água corrente e deixe-a secar por um tempo


Mudar sua garrafinha é preciso

Já parou para pensar se todas as pessoas realmente tivessem um compromisso com o meio ambiente a ponto de não usar mais garrafas plásticas? Quantos animais seriam salvos e quantos problemas de inundação poderiam ser evitados?

Imaginando o mundo por essa perspectiva, ele seria outro. Você não pode mudar o mundo todo, mas a mudança pode começar a partir de você. Se já você o iniciador dessa nova forma de viver, um viver sustentável.

Acredite que pequenas substituições no seu dia a dia podem ter grandes efeitos, inclusive o de influenciar mais pessoas a se importarem com o nosso planeta.

Não apenas mude a sua garrafa, mas mude o seu jeito de olhar para o mundo, dá uma passada no site da Ekological e confere a diversidade de produtos que eles têm e conheça a proposta legal que eles divulgam de melhorar o mundo. Clique na imagem abaixo e conheça nosso site!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.