Conheça o impacto do lixo plástico no meio ambiente

O plástico está presente no dicionário desde 1925. Ou seja, a pouco menos de 100 anos atrás sobrevivíamos sem a necessidade de todo esse resíduo que geramos atualmente. Apesar da versatilidade e importância do material para a humanidade, a tecnologia avançou muito, sendo fartas outras alternativas mais sustentáveis. As pesquisas indicam que cada um de nós gera cerca de 2 quilos de lixo por dia, 60 quilos por mês ou 720 quilos por ano! Incrível, não?

Assim que acordamos, ao escovarmos os dentes, já toca a sineta “pannnn“! A escova de dente que utilizamos leva em média 400 anos para se decompor no meio ambiente – primeiro fora. Então seguimos para o trabalho, cumprimentamos a equipe, tomamos aquele cafezinho para enfrentar o dia e “pannnn”. O copinho plástico, aparentemente inofensivo, que vai para a lixeira em segundos, leva de 250 a 400 anos para se decompor – segundo fora – mas como a esperança é a última que morre, seguimos para garantir às compras do mês no fim do dia. Ao passarmos no caixa, nos deparamos com os produtos embalados em dezenas de sacolas plásticas. Eliminado! As sacolas levam de 10 a 1.000 anos entranhadas na natureza.

Grande parte de todo plástico que já foi produzido ainda não se decompôs

saco plástico

Cada pedaço de plástico que já foi produzido e não foi reciclado (ou incinerado) ainda existe. Dentre diversos fatos chocantes sobre o plástico, este se destaca. Talvez exagerado, mas certamente útil para apresentar a dimensão deste problema delicado que enfrentamos. Estima-se que de todos os resíduos do mundo, 40% acabam em locais de despejo descontrolados e 91% de todo o plástico produzido não é reciclado. Muitos desses lixões são tão mal regulados que o lixo transborda diretamente para o oceano, sendo a principal fonte da poluição. Existe uma ilha de lixo com duas vezes a área da França no Oceano Pacífico. A escala crescente do problema está levando essa questão para uma crise ambiental e humanitária que precisamos resolver juntos.

uma garrafa plástica pode levar até 450 anos para se decompor

Abaixo apresentamos o tempo de decomposição dos principais materiais para o começo de uma jornada de consumo consciente. Agora basta repensar e agir! 🙂

Gráfico sobre decomposição do plástico

Para entender como combater ativamente o crescimento da poluição e fazer a sua parte, veja os demais posts do blog.

Esperamos poder contribuir para o seu conhecimento sobre esse tema e nos tornarmos constantemente pessoas melhores!

Equilibre-se com o meio ambiente

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.