5 dicas para reduzir as embalagens na sua rotina

“Hoje estive no mercado para fazer compras rotineiras e quase peguei um saco plástico.” Isso parece uma frase fora da realidade social, há alguns anos atrás, mas atualmente existe uma porção da população que pensa duas vezes antes de fazer uso de qualquer embalagem.

O difícil mesmo é perder o hábito, pois a embalagem serve a tantos propósito diários. Seu objetivo principal é proteger e armazenar um produto, além de  impedir o desgaste, fornecer informações e preservar a integridade. Como os materiais de embalagens são responsáveis ​​por um grande volume de lixo, neles podemos encontrar uma boa oportunidade para reduzir o desperdício. Tenha em mente também que quanto maior o tamanho da embalagem, maior o desperdício por porção.

Abaixo selecionamos alguns primeiros passos para mudar o hábito de consumir embalagens:

Escolha o produto com o mínimo de embalagem

Modelo de compra sem embalagem

Ao escolher entre dois produtos similares, selecione aquele com o mínimo de embalagem desnecessária. Lembre-se de que diversos produtos estão frequentemente disponíveis para venda sem embalagem. No mercado, considere se é necessário comprar tomate, alho e cogumelos em recipientes pré-embalados, quando podem ser comprados sem embalagem. Não se esqueça que sempre é possível optar por levar as suas sacolas ecológicas para o mercado. Caso esqueça em casa, uma boa ideia é pedir uma caixa de papelão para colocar as suas compras.

Compre em lotes

Considere compras grandes para produtos domésticos que são usados ​​com frequência como sabão em pó, shampoo, pasta de dente e alimentos para animais de estimação. Embalagens maiores geralmente podem ser mais favoráveis se comparado àquelas que cobrem cada unidade de produto. Para alimentos, escolha o maior tamanho que poderá ser usado de forma que  não estrague.

Compra a granel = sem embalagem plástica

compra a granel sem embalagem

Sempre que possível, selecione produtos de padaria, hortifruti, grãos e cereais disponíveis a granel. Esteja com o seu recipiente reutilizável ou ecobag em mãos para recusar as embalagens. Considere também se os produtos concentrados são adequados às suas necessidades. Eles geralmente exigem menor quantidade de embalagem e menos energia para transporte à loja, economizando dinheiro e recursos naturais. É possível, também, considerar compartilhar compras no atacado com amigos ou vizinhos.

Escolha a porção certa, diga não à embalagens

É importante escolher porções de alimentos adequadas às suas necessidades. Quando escolhemos um alimento e desperdiçamos, estamos fazendo mal em dobro para o meio ambiente.

Reconheça as atitudes sustentáveis

É importante reconhecer e apoiar estabelecimentos e equipes que estocam produtos sem embalagem ou com o mínimo possível. Sempre informe ao vendedor ou caixa quando não é necessário embalar uma compra.

Anote às dicas acima e comece a pôr em prática ainda hoje. Não é necessário esperar para construir um mundo melhor, podemos começar agora. Para se aprofundar no tema confira o vídeo abaixo com a Coordenadora de Consumo Sustentável, Fernanda Daltro.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.