Como eliminar o copo plástico na sua empresa? Economize e reduza a geração de lixo

O lixo é um dos principais problemas ambientais da humanidade. A quantidade aumenta a cada dia e a oferta de reciclagem não é suficiente para atender toda a demanda de materiais recicláveis que são produzidos (somente 1% do plástico produzido é reciclado). Por isso, a prioridade quando se fala de lixo é não gerar. É muito fácil fazer isso no nosso dia a dia, seja em casa ou na empresa. Um dos melhores jeitos é deixar de usar produtos descartáveis.

Neste texto vamos falar sobre o uso de copo de silicone e copo de plástico. O que você provavelmente mais utiliza é o copo plástico, não é mesmo? Durante a pausa do trabalho, na hora do café, já se vão pelo menos dois copos (um de manhã e um à tarde).

Se você multiplicar pela quantidade de dias úteis trabalhados no ano, são quase 500 copinhos! Sem falar na quantidade de dinheiro gasta para comprar os copos plásticos! Uma solução durável e barata é ter um copo de silicone. Além de ser fácil de lavar, ele é retrátil, então você pode levá-lo na bolsa ou no bolso para onde for.

Os problemas do copo plástico

O plástico tem sido utilizado comercialmente pelas sociedades desde a década de 1930. São vários os tipos de plásticos, para muitos usos diferentes. Mas uma característica comum a todos é que o plástico leva centenas de anos para se decompor na natureza. Um copinho precisa de pelo menos 250 anos para se desintegrar (este é outro problema: o plástico não some, mas se decompõe em pedacinhos cada vez menores, sendo facilmente consumido por animais).

Quando descartado, o plástico pode ir para um aterro sanitário, lixão ou, o que é pior, no oceano, entra na cadeia alimentar. Peixes acabam comendo plástico sem querer e, quando pescados, esses pedacinhos plásticos são consumidos por seres humanos, afetando sua saúde. As substâncias químicas e toxinas encontradas no plástico podem levar ao câncer, infertilidade, distúrbios imunológicos, entre outras doenças.

Além disso, a produção de um copo plástico gasta entre 500 ml e três litros de água para ser fabricado. Se você usar o seu próprio copo no trabalho, será uma economia de pelo menos 250 litros de água!

Claro que é muito bom quando sabemos que os descartáveis que utilizamos são, de fato, reciclados. Mas é importante lembrar que o processo de reciclagem consome água e energia elétrica, emite gases de efeito estufa e desvaloriza a matéria-prima. Por isso, antes de pensar em reciclar, é preciso pensar em não gerar lixo.

As vantagens do copo de silicone 

Além de ser reciclável, o silicone é um material leve, maleável, resistente, durável e atóxico. Não endurece, não racha, não descasca, não desintegra, não seca, não apodrece nem se torna quebradiço com o passar do tempo. Outra vantagem é que alimentos e bebidas quase não aderem ao produto, ou seja, é fácil de lavar e precisa de menos água no processo.

Além disso, o silicone tem alta qualidade e grau alimentício, o que significa que não faz mal à saúde, pois não contém BPA, látex, chumbo ou ftalatos. Portanto, é seguro armazenar alimentos, colocar no micro-ondas, no congelador, no forno e na máquina de lavar louças.

Por fim, outra grande vantagem é a economia de dinheiro, especialmente para empresas. A cada 100 funcionários, o custo dos copos de plástico pode chegar a R$ 3 mil! Com a aquisição de copos de silicone, uma organização de 500 funcionários deixa de gerar 620 mil copos de plástico e economiza R$ 16 mil por ano.

Aliada à economia, a adoção de práticas sustentáveis contribui para um melhor posicionamento da marca no mercado, junto aos seus colaboradores e clientes. Você já tinha pensando nisso para sua empresa?

Modelos de copos sustentáveis 

Portátil, ecológico, econômico e seguro, o copo de silicone é a solução para você diminuir a sua geração de lixo plástico e para sua empresa ter retorno de investimento em sustentabilidade. Cada copo reutilizável significa um copo descartável a menos, o que por sua vez significa extrair menos petróleo (matéria-prima do plástico) e gerar menos poluição, entre outras vantagens.

Ainda tem uma última vantagem em relação aos copos de plástico: existem vários modelos, de tamanhos, cores e formas diferentes, para atender a usos e necessidades diversos. Se você ficou interessado em tornar sua empresa mais sustentável, clique aqui para conhecer todos os modelos que a Ekological oferece. Aproveite também para solicitar um orçamento, é rápido e fácil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.