Como e porquê evitar os descartáveis

Os descartáveis, como copo e o canudo plástico, são itens recorrentes em nosso dia-a-dia. A primeira coisa que precisamos compreender: nós usamos uma quantidade muuuuuito grande destes itens, muitas vezes de forma desnecessária e eles só irão se decompor depois de 100 anos. Seja no suco da lanchonete ou no cafezinho do posto de conveniência, estamos diariamente usando estes materiais por apenas alguns segundos e depois descartamos. Atualmente, é algo tão acessível que dificilmente paramos para pensar como seria a nossa vida sem eles.

Cenário do plástico e descartáveis

plástico no cenário marinho

O mundo está produzindo atualmente cerca de 300 milhões de toneladas de plástico por ano – quantidade significativa na qual uma parcela acabará nos oceanos. Infelizmente, embora o plástico seja um produto útil, muitos são criados para uso único – uma estimativa de 50% dos plásticos são usados uma única vez e então são descartados.

De acordo com a Ocean Conservancy, o plástico foi encontrado em mais de 60% de todas as aves marinhas e em 100% das espécies de tartarugas marinhas. A ingestão de plástico tem efeitos ameaçadores à vida selvagem – e esse plástico acaba sendo digerido pelos seres humanos. Os britânicos, que consomem peixes, correm o risco de consumir 11 mil fragmentos de plástico por ano, de acordo com um recente estudo belga.

A boa notícia é que existem indícios iniciais de que o problema do plástico está sendo combatido de forma eficaz. Em 2018, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade do Brasil a proibir o uso de canudos plásticos. De acordo com a lei, os estabelecimentos devem oferecer aos consumidores versões de papel biodegradável ou reciclável. O movimento da cidade carioca motivou o município vizinho – Arraial do Cabo. Famosa por suas praias paradisíacas, Arraial seguiu o mesmo caminho na redução de plástico.

Esperamos que este desdobramento continue ao redor de todo Brasil 

Agora vamos as dicas de como você pode substituir o canudo e o copo plástico e implementar novas atitudes para diminuir o seu impacto no planeta:

Porque utilizar o copo e canudo reutilizável?

solução reutilizável

Uma das melhores formas de evitar o consumo de canudos e copos plásticos é sempre carregar um kit ecológico com suas versões reutizáveis – a garrafa  sustentável também pode ser incluída e dessa forma, você deixa de gastar dinheiro na rua e ainda ajuda a salvar o planeta. Confira abaixo os tipos mais procurados.

Os canudos copos mais buscados são feitos de silicone (ou aço inox) e, geralmente, são retráteis. Silicone é um material mais resistente e com menor tempo de decomposição do que o plástico, além de ser dobrável para ocupar pouco espaço nas bolsas e mochilas, facilitando transporte. Clique aqui para conferir alguns modelos.

Antes de pensar em descartáveis, reutilize!

Antes de jogar qualquer item fora, procure analisar se realmente não pode ser usado novamente. Vamos verificar o caso do copo plástico durante o trabalho: Na maioria das vezes, é possível notar que uma única pessoa utiliza diversos copos durante o dia. Podemos guardar aquele copo para usar, ao menos, durante todo dia. E por que não no dia seguinte?

Incorpore o reuso como parte da sua rotina ao descartar qualquer item. Seja para você ou para alguém que fará um bom proveito do objeto.

Recuse descartáveis, conheça os reutilizáveis

A verdade é que muitas vezes não precisamos de canudo ou copo plástico para consumirmos a nossa bebida, mas nós dizemos sim de modo automático. Portanto, é preciso aprender a recusar – o não também faz parte da construção.

copos reutilizáveis

Caso a bebida venha em garrafa plástica, é possível evitar o consumo de mais um resíduo de plástico e tomar a bebida diretamente no gargalo. Recuse o copo plástico.

Caso seja servido em copo, nos estabelecimentos, como é o caso da cerveja ou do refrigerante, peça um copo que seja reutilizável como, por exemplo, de vidro.

Em algumas situações, a melhor alternativa é realmente lembrar de levar o seu copo ou canudinho de aço inox ou silicone. Pode ter certeza que não há  coisa melhor 

Esperamos que estas dicas tenham te ajudado a começar a mudança!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.